Neste artigo, iremos explicar como integrar a Goalfy ao Google Sheets. A integração da Goalfy com o Google Sheets é uma funcionalidade útil para quem deseja ter mais controle e não abre mão do registro em planilhas.
A integração da Goalfy com o Google Sheets é uma funcionalidade útil para quem deseja ter mais controle e não abre mão do registro em planilhas.
Ao integrar a Goalfy com o Google Sheets, é possível importar dados da plataforma diretamente para suas planilhas, em tempo real, o que elimina a necessidade de inserir os dados manualmente nas suas planilhas, o que torna as operações mais seguras e rápidas, e em alguns casos mais fáceis de acompanhar e registrar.
Neste tópico, abordaremos o passo a passo para integrar o Zapier a Goalfy e como isso pode ser útil para a automação de tarefas na sua empresa.
Para começar a integrar o Goalfy com o Zapier, é necessário ter uma conta no Zapier. Se você já tem uma conta, basta fazer login. Se ainda não tem, crie uma nova conta clicando aqui.
Após criar a sua conta no Zapier, você deve acessar esse link: https://zapier.com/developer/public-invite/168807/9fc7150614af41e0ed9c1a0172d45041/, e clicar em “Aceitar convite e criar um Zap”.
Após selecionar a Goalfy como plataforma de integração, é necessário configurar algumas etapas para que a integração funcione corretamente.
A primeira etapa a ser configurada é o Evento. Atualmente, a Goalfy oferece dois tipos de gatilhos: “Criar Card” e “Mover Card”. Você deve escolher qual gatilho deseja utilizar e, em seguida, selecionar o quadro (Board) ao qual o gatilho será aplicado. Para fins deste exemplo, vamos utilizar o Board “Reuniões”.
Ao selecionar o quadro, você poderá definir as regras para que o evento seja disparado e as informações sejam atualizadas no Google Sheets.
Posteriormente, clique em “Continue”.
Ao configurar algumas automações e integrações, pode ser necessário incluir filtros para garantir que as informações sejam processadas corretamente. Nesse caso específico, incluímos um filtro para definir que, se um Card for movido de fase qualquer, para a Current Phase “Reuniões agendadas”, a próxima ação será acionada, atenção a necessidade de inserir o nome idêntico “Reuniões agendadas”.
Esse filtro serve para evitar que registros sejam criados de forma incorreta e insere uma camada adicional de segurança para garantir que o registro só seja gerado quando o Card for movido para a fase especificada. É importante destacar que o nome da fase deve ser exatamente igual ao que está no Board escolhido. Devido a um bug no Zapier, a opção “(Data/Time) Equals” deve ser selecionada nesse caso. Confira o exemplo abaixo para entender melhor como configurar o filtro corretamente:
Após definir as fases clique em “Continue”.
O Zapier oferece a integração com mais de 5.000 ferramentas/plataformas diferentes, e você pode integrar qualquer uma delas a Goalfy. Para tal, você deve buscar a ferramenta que deseja realizar a integração, mas antes é necessário inserir uma nova ação, clicando no sinal de “+”.
Para preencher os campos que você quer importar na sua planilha do Google Sheets, é necessário percorrer e escolher os campos corretos.
Se tudo for selecionado da maneira correta, teremos o seguinte resultado: